Ervas e Condimentos com Baixo Teor de Sódio

Utilizando ervas e especiarias também é possível preparar comidas saborosas sem ter que apelar para a gordura e o sal em excesso. Elas aromatizam qualquer prato e, agregado a isso, ainda fornecerem compostos bioativos que só trazem benefícios à saúde.

Como atendo muitos pacientes hipertensos, desenvolvi um material específico que informa sobre temperos que apresentam baixo conteúdo de Sódio (um dos elementos químicos presentes no sal de cozinha) e que poderiam ser usados no preparo de “pratos” saborosos.

Experimente essa proposta e, “bom apetite”.

Temperos Aceitáveis com Baixo Teor de Sódio

Condimentos: Pimenta-da-jamaica, cardamomo, canela, cravos, caril, gengibre, noz-moscada, mostarda, páprica, vários pimentões, açafrão.

Ervas: manjericão, folhas de louro, cebolinha, erva-doce, manjerona, hortelã, orégano, alecrim, salsa, cheiro-verde, estragão, tomilho.

Extratos: amêndoa, limão, hortelã-pimenta, rum, morangos, framboesa, baunilha.

Outros: cacau, alho, rábano silvestre fresco, alho-poró, suco de limão, casca de laranja.

ABAIXO VEJA TABELA CONTENDO INFORMAÇÕES SOBRE O USO DE QUASE TODOS O TEMPEROS ACIMA APRESENTADOS;

Erva/Tempero Forma de uso Alimento/Preparação
AÇAFRÃO É usado para dar cor amarelo-ouro a determinados pratos, como paellas, molhos, farofas, dobradinhas, carne de carneiro, sopas e risotos.
ALECRIM FOLHAS Excelente em pratos com carneiros, sopas, assados, peixes e frutos do mar, e também molho de tomate italiano para peixe, patê de fígado, batatas cozidas, marinados, couve flor, espinafre, cogumelos, frutas, sucos e pães, molhos, ovos mexidos, omeletes, ensopados e grelhados. Pode ser encontrado seco ou fresco. Nas carnes deve ser esfregado na superfície e, em aves, também por dentro.
ALHO É usado como condimento para todos os tipos de pratos. Excelente em molho de tomate, carne, peixe, aves, pão de alho. É comum ser utilizado em combinação com a cebola.
ALHO-PORÓ É uma hortaliça com sabor muito semelhante ao da cebola. Utiliza-se tanto o bulbo (parte mais branca) quanto as folhas. De sabor suave e levemente adocicado, é empregado em sopas, saladas, ensopados e quiches.
BAUNILHA ESSÊNCIA Amplamente utilizada em cremes de Pâtisserie, pudins, molhos doces, bolos e sorvetes.
CACAU Como uso culinário e alimentício, a erva é usada diretamente, por si só, ou como chocolate e usado como condimento e aromatizante em confeitos, molhos, bebidas lácticas e licores.
CANELA CASCA Cozimento de legumes, sopas, chocolate quente, vinho, compotas de frutas.
CANELA EM PÓ OU

MOÍDA

É usada no preparo de torrada, pão doce, sopa, chocolate quente, pudim de ameixa, bolinho de maçã, carnes assadas. Combina com pratos à base de maçã ou ameixa.
CARDAMOMO É um dos componentes do curry e da masala. É um condimento aromático com sabor forte e adocicado, utilizado em sopas, carnes de porco, saladas, bolos, tortas, biscoitos, pudins, etc.
CARIL É uma mistura de vários condimentos, usado na culinária indiana. Também é o nome do preparo de pratos que levam molho de masala. O tailandês é mais picante, pois leva pimenta, gengibre, alho e pimenta-do-reino.
CASCA DA LARANJA FRESCA OU DESIDRATADA Utilizada para dar um toque especial ao sabor das sobremesas. Desidratada é ideal para pudins, mousses, bolos, biscoitos, molhos e sorvetes.
CEBOLINHA FOLHA É perfeita para pratos salgados como carnes, peixes, refogados e sopas. Pode ser utilizado tanto o bulbo quanto as folhas, fresca ou refogada. Em pratos quentes, adicionar ao final do cozimento. Junto com a salsa compõe o popular cheiro-verde.
CHEIRO-VERDE É a salsa com a cebolinha, com uma pitada de louro, utilizadas para realçar sabores de patês, molhos e cozidos.
CRAVO INTEIRO Use em bebidas, assados de panela (carne de boi ou porco), marinados, molhos, picles, sopas.
CRAVO MOÍDO Podem ser utilizados em bolos temperados, bolos de frutas, pão de gengibre, pudim de ameixa, molhos. Assados de carnes.
ERVA-DOCE Muito usada em bolos, doces em calda, pães, licores e chás.
ESTRAGÃO (ou absinto russo) Folhas frescas e secas são utilizadas para condimentar molhos para peixes, aves, especialmente frango, em omeletes, saladas de queijos brancos, na manteiga, cordeiro, molho de mostarda e maioneses. Aromatizador de vinagres para picles e mostardas. Também usado para temperar suco de tomate e vinha-d’alhos.
GENGIBRE INTEIRO É usado em picles, caldas, bebidas, molho teriyaki, conservas, chás. Não podendo esquecer-se do seu uso indispensável no quentão.
GENGIBRE MOÍDO É usado em molhos, sopas, carneiro, porco, aves, chutney, conservas, saladas. Pode ser uma excelente combinação se usado associado com outras especiarias.
HORTELÃ FOLHAS Usada em pratos árabes, licores, doces, chás, saladas, sopas, molhos e também em drinques.
HORTELÃ- PIMENTA FOLHAS Bom para kibes, molhos, saladas, carnes. A geléia de hortelã acompanha carne ou costeleta, carneiros assados. Ervilhas condimentadas com hortelã. Curtida com vinagre dá toque especial para saladas e assados. Pode ser acrescentada em ovos mexidos e omeletes.
LIMÃO SUCO/CASCA RALADA Seu suco é usado para temperar saladas ou em marinadas, molhos e no preparo da maionese; sem contar no preparo de sucos, drinques (nosso mais famoso é a caipirinha) e sorvetes.
Na confeitaria, tanto o suco quanto a casca ralada podem ser empregados para enriquecer o sabor e o aroma de cremes, bolos, tortas e biscoitos.
O limão ajuda ainda a disfarçar a falta de sal em preparações, sendo ideal para pessoas com pressão alta.
LOURO FOLHAS Usado em molhos, marinados, ensopados, conservas, carnes, feijão (inclusive na Feijoada), sopas, chás, vinha-d’alhos. Faz parte do “Bouquet Garni”, juntamente com a salsa e o tomilho. Dá sabor especial ao molho de tomate.
MANJERICÃO FOLHAS Usado em recheios, macarrão, arroz, assado de carne de vaca, porco, hambúrguer, pão, pato, lagosta, camarão, peixe, vitela, pizza, saladas verdes, sopas, batatas, molho de churrasco. É a erva presente no molho “ao pesto”. É muito utilizado em molhos, na maioria das receitas com tomates, recheios de massas e risotos.
MANJERONA FOLHAS Pode substituir o orégano por ter aroma semelhante, embora mais requintado. É utilizada em carnes, como as de porco e carneiro, queijos, ovos, aves, pizzas, peixes ensopados, molho de tomates, vegetais, ovos e pães. Combina especialmente bem com a páprica.
MOSTARDA GRÃO, CREME OU PÓ Planta cujas folhas secas e moídas serve como condimento. Pasta de preparação caseira ou industrial, feita com mostarda, mosto, vinagre, sal e substâncias aromatizadas, e que se usa como condimento ou sobre determinados pratos. É muito utilizada na preparação de picles, comida alemã (salsichas e chucrute), sanduíches e chucrute.
NOZ-MOSCADA EM PÓ Pode ser utilizada em pratos doce, mas também para  realçar o sabor das carnes e legumes. Deixa um sabor diferente em recheio de massas, em carnes e até em coquetéis. Também empregada em marinados, assados, molho branco, doces de sabor delicado e em pães de massa fina, em purê de batata, e em bebidas à base de chocolate. Podem ser salpicadas em bebidas com leite, quentes ou geladas, frutas, pudins e sopas. Use na preparação de bolos, bolachas, donuts, tortas, wafles e bolinhos.
ORÉGANO FOLHAS Erva usada como tempero, especialmente em pratos típicos da cozinha italiana, como molhos de tomate, berinjela à parmegiana, massas e pizzas. Também pode ser usado em caldos de verdura, em carnes, peixes e aves.
PÁPRICA EM  PÓ Existe em dois tipos, a apimentada e a doce, mais suave, utilizada em ensopados, patês, saladas, carnes e aves. Também utilizada no Goulasch, em arroz, pratos com ovos e em algumas saladas.
PIMENTA-DA- JAMAICA Muito usada na cozinha Síria. Utilize em sopas, molhos, marinados, bebidas e picles. Combina também com patês, vinha d’alhos, carnes, berinjela e cenoura. Moída pode ser utilizada em bolos, biscoitos, sorvetes, pudins, molho para churrasco e picles de ovos. Nos Estados Unidos é conhecida como Allspice.
PIMENTÃO Pode ser consumido verde ou maduro, cru, assado ou cozido, em saladas, como condimento no preparo de molhos e usado em diversos pratos da culinária de muitos países. A partir de frutos maduros é produzida a páprika (pimentão em pó).
RÁBANO SILVESTRE FRESCO Como condimento usa-se em molhos, saladas e consome-se cru. A adição de algumas rodelas de rábano silvestre é recomendada nas conservas de abóbora, beterraba e pepino.
SALSA FOLHAS Usada dentro e sobre as comidas. Dá sabor a canapés, sopas, saladas verdes, pães, molhos, carnes, recheios.
TOMILHO FOLHAS SECAS É usado para temperar carnes, aves e peixes. Pode também ser adicionado a pratos com tomate ou queijo. Tempero para molhos, recheios, sopas,  frutos do mar. Também é usado em patês, legumes, vinagretes de alho e como aromatizador de vinagres. Faz parte da tradicional mistura “Bouquet Garni”.

Por Mônica de Castro Barbosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *