Nutrição

Saião: Planta Medicinal – Alimento Funcional


Por Mônica de Castro Barbosa em 21 de fevereiro de 2011.


Nome Botânico: Kalanchoe brasiliensis

O Saião, uma planta muito popular no Brasil e usada como planta medicinal na forma de infusão para tratar problemas estomacais dentre outros, é também passível de uso na alimentação humana como Alimento Funcional para ‘limpeza’ sangüínea e também de alguns componentes do Sistema Imunológico (Sistema de Proteção e Defesa).

Esta planta se usada na proporção de 3 folhas para cada pessoa de qualquer idade/sexo, a cada 15 dias durante 4 meses seguidos, promove a limpeza dos basófilos (um tipo de célula branca do sangue), dos anticorpos e dos componentes do Sistema do Complemento (moléculas de defesa do Sistema Imunológico).

Cabe informar que o uso continuado sem o intervalo aqui descrito para suspensão do uso desta planta em salada como Alimento Funcional, descaracterizará seu bom efeito na saúde do Sistema Imunológico. Cabe então observar e, se desejar, praticar corretamente a orientação de uso aqui descrita:

- Para cada indivíduo usar 3 folhas de Saião em Salada Crua a cada 15 dias, por um período máximo de 4 meses. Completo esse tempo, suspende-se o uso por pelo menos 1 mês e, depois, pode-se retomar o uso, seguindo o esquema acima apresentado.

Obs.: para obter o efeito acima descrito as folhas de Saião, da espécie acima descrita, devem ser usadas frescas. Para tanto pode ser interessante plantar Saião em casa em vasos de porte médio ou pequenos canteiros, visto ser esta planta de fácil manejo.