Toque e Intenção – uma abordagem da Leitura Corporal

Leitura Corporal

Toque e Intenção – uma abordagem da Leitura Corporal


Texto adaptado da Apostila de Toque e Intenção, material didático da Leitura Corporal.

Toque intencionado é o que fundamenta a aplicação da Leitura Corporal. Toques, manipulações e manobras no corpo físico, associados ao desenvolvimento de uma linguagem sensorial interagem com o objetivo de estimular o resgate do processo de saúde do indivíduo com a recuperação da funcionalidade sadia do corpo.

A técnica de massagem possui uma atuação mecânica que se restringe ao corpo físico, exercendo sua ação mais diretamente sobre músculos, tendões, articulações, ligamentos de uma forma mais concreta e palpável. O Toque intencionado amplia o campo de atuação da massagem, extrapolando os contornos físicos e alcançando os campos energético e sensorial do indivíduo.

A Leitura Corporal acredita que as intenções são estímulos potentes e deflagrantes para a transformação da energia e da matéria, constituindo-se em dispositivos importantes para as alterações no corpo e no processamento de sua funcionalidade.

No universo, tudo existe enquanto movimento, energia e consciência. A velocidade de movimentação dessa energia é que determina a existência da matéria. A matéria nada mais é do que energia condensada e com velocidade diferenciada. Dessa relação nascem as várias possibilidades da existência de níveis diferenciados de densidades.

O Toque Intencionado fundamenta-se no princípio de que o homem não é só matéria, mas constitui e integra em si também energia, sensibilidade e sensorialidade. Dentro dessa visão, o Ser humano possui em sua constituição, além do corpo físico, outros seis corpos: estruturas fluidas de densidades variadas que penetram, envolvem e sustentam a estrutura somática ou corpo físico.

“Toque e Intenção”,  a massagem da Leitura Corporal, objetiva atuar no circuito energético do indivíduo e tem como função promover a facilitação para a auto-resolução da funcionalidade do corpo que recebe sua ação. Ela mobiliza, dentro do corpo, os fluxos de energia necessários para que o indivíduo tocado possa descobrir por si só os caminhos e as alternativas que possibilitem a reformulação de conceitos, de posturas e de condutas de vida, condições essenciais para que aconteça o resgate da funcionalidade sadia do corpo.