Água-de-coco: alimento ou medicamento?

A água-de-coco é conhecida por ter uma composição bastante próxima à do plasma humano.

Há tempos é usada para aliviar os quadros de náuseas de gestantes, e também para tratar indivíduos sujeitos a desidratação após um quadro de diarréia.

Por sua composição química característica, a água-de-coco é considerada um isotônico natural que pode ser consumido por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês, desde que respeitado o período de aleitamento exclusivo.

É importante lembrar que, por ser rica em sódio e em potássio, a água de coco deve ser ingerida com moderação por pessoas hipertensas. Também não está totalmente liberada para os diabéticos por conter carboidratos.

Nas grávidas com tendência à hipertensão, a bebida pode aumentar a retenção de líqüidos. Para elas, tomar muita água-de-coco não é apropriado.

Durante a 2ª Guerra Mundial, a água-de-coco foi usada pelos médicos norte-americanos como soro intravenoso nos campos de batalha para salvar vidas.

Na prática clínica, recomendo o uso de 1 copo duplo da água-de-coco natural por dia, durante 30 dias, para indivíduos a partir de 14 anos de idade, 1 copo americano ao dia para indivíduos com até 13 aos de idade. Esta indicação de uso é apropriada para complementar o tratamento do fígado, rins e hipotálamo.

Por Mônica de Castro Barbosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *