Orientações sobre o Número e a Distribuição Diária das Refeições

Há tempos se percebe uma grande variação na população mundial com relação ao número de refeições diárias realizadas pelas pessoas. Entendemos nós que no Ocidente isto é caótico na população humana que apresenta condição sócio/financeira adequada, ou, melhor seria dizer, favorável ao consumo alimentar adequado e equilibrado.

Há tempos também informamos nós, pesquisadores da Área da Nutrição Humana Condicionada e Funcional, que são necessários alguns comprometimentos pessoais para que se possa de forma efetiva realizar o processo da Nutrição de forma mais condizente com a condição orgânica e funcional de corpo físico na atualidade humana de tantos desacertos e ‘erros’ com relação ao consumo e aquisição alimentar.

O que se propõe na atualidade humana funcional (funcionalidade de corpo físico, emocional e mental) é que muito se atenda a necessidade orgânica de alimentos e nutrientes de forma a abastecer o organismo dos estímulos que ele realmente necessita.

Para tanto estamos a propor:

– Número mínimo de refeições ao dia: quatro. Nesta proporção o equilíbrio hormonal e funcional tende a ocorrer com mais eficiência e facilidade. Há que considerar como número máximo de refeições ao dia, como sendo de Cinco refeições o que permitirá ainda, ao organismo, atingir e efetivar tal equilíbrio acima citado.

– Desconsiderar a oferta e o consumo de alimentos no período da Noite, refeição esta ‘normalmente’ caracterizada como ‘Ceia’ pois, salvo raras exceções, cito trabalhadores braçais e atletas em fase de treinamento intenso (intensivo), esta refeição só se apresenta como uma forma de compensação emocional aos desconfortos vividos no dia-a-dia, sem qualquer função hormonal ou funcional ‘adequada’.

– O Desjejum, famoso ‘Café da Manhã’ é imprescindível para que o equilíbrio hormonal e funcional ocorra de forma equilibrada na execução funcional de todos os hormônios diariamente produzidos (que são na atualidade humana 87 hormônios).

Logo, evitar ou limitar o café da manhã com frequência, predispõe a alterações glandulares de ponta, que atingem estruturas glandulares como Tireoide, Baço e Fígado, todas estas estruturas de ponta na funcionalidade orgânica e hormonal e que têm um papel importante na imunidade celular e humoral.

– As refeições que podem (devem ser evitadas) são os ‘lanches da manhã’ (colação) salvo orientação de um Nutricionista e, Ceia, a qual muitos usam para tentar compensar decepções e frustações no dia a dia, como citado acima.

Estas são as orientações primordiais e primeiras na busca de um equilíbrio orgânico e funcional, pautado na funcionalidade orgânica obtida e direcionada pelo consumo alimentar direcionado e condizente com a condição humana atual.

Por Mônica de Castro Barbosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *