O que fazer, como preparar de forma adequada o ‘bacalhau’ e usufruir de toda sua efetividade funcional nutricional?

Como anteriormente informado no texto divulgado em Setembro, hoje disponibilizamos aqui alguns dados complementares sobre bacalhau e receitas as quais estão direcionadas ao melhor aproveitamento possível dos estímulos nutricionais que este tipo de peixe e seus correlatos podem promover ou cadenciar na resposta orgânica humana.

Assim há que pensar que as três ‘marcas’, cito: Saithe, Ling e Zarbo, são ricos em ômega 3, um tipo de gordura que muito pode promover de ajustes neuro-sensoriais para além da percepção consciente, ao ajudar (e estimular) os rins na percepção dos sentidos e das emoções. Logo, podemos dizer que, por seu conteúdo em ômega 3, são exímias estimuladoras de nossa capacidade orgânica de retenção de ‘resíduos’ orgânicos ou supostos ‘resíduos’ orgânicos que ajudam a ‘administrar’ a necessidade interna de a tudo controlar, visto que, se nossos sentidos estão melhores apurados e, ‘adequadamente’ funcionais, temos mais facilidade em acreditar na fluência da vida e nos pautar na experimentação desta com mais fulgor e organização interna.

Já as espécies do ‘verdadeiro bacalhau’ cito: Cod Gadus Morhua e Cod Gadus Macrocephalus, são ricas em ômega – 6 e ômega – 9, ambas, gorduras de boa qualidade que ajustam a percepção humana a patamares da boa percepção sensorial.

Logo, pode-se dizer que, qualquer das espécies de peixes aqui citadas podem e muito facilitar a funcionalidade dos rins no que remete ao uso dos sensores e dos sentidos humanos no processo de condução da vida, com mais fluência e, sem tanto controle (sem tanta necessidade de a tudo controlar).

Sugerimos, portanto, considerar a importância da alimentação (consumo) de tal produto orgânico para a funcionalidade de corpo físico, visto ser este ‘peixe’ e suas variantes uma ótima opção para tratar as disfunções dos rins sem que estes se apresentem disfuncionais para além da etapa orgânica atual.

Organizar a funcionalidade dos rins é uma premissa orgânica atual em um momento em que a humanidade se vê privada e exposta a uma vibração muito grande no processamento de produtos orgânicos e o ‘bacalhau’, com seus altos teores de gordura (ômega) pode estimular os rins em tal processamento sem que seja para este (rim) algo ‘pesado’, desconfortável ou inorgânico em termos de processamento e função.

Os rins precisam de um estímulo constante no processamento das emoções e a oferta de ômega 3, 6 e 9 pode muito ajudar a regular tal processamento.

Por hora reiteramos que variar o uso e a forma de uso/preparo destes produtos orgânicos muito pode ajudar na viabilização orgânica da funcionalidade renal.

Para tanto, aqui informamos que a forma de preparo que mais favorece a obtenção de tal estímulo é a fritura, seguida pela cocção em água e, por último, se preparado cozido no vapor.

Fato é que o preparo assado não coordena com tanta efetivação tais efeitos. Quando optamos por fazê-lo cozido e em seguida assado ou somente assado, devemos considerar a perda funcional dos efeitos do ômega 3 (cozido e assado) e do ômega 6 (assado).

Para as outras formas de preparo estes se mantêm inalterados em termos de proporção e efeitos.

Abaixo apresentamos algumas receitas, as quais podem ser preparadas a base do verdadeiro bacalhau ou dos peixes salgados: Saithe, Ling e Zarbo.

1)             Roupa-velha de bacalhau

    Ingredientes:
. 1 Kg de postas altas de bacalhau da Noruega (a gosto)

. 1 molho de Couve cozida

. 500 g de Batata cozida
. Alho picado a gosto (2 a 3 dentes)
. 100 ml de Azeite extra-virgem
. Sal marinho a gosto
. Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

  Modo de preparo: Cozinhe o bacalhau demolhado e retire a pele e as espinhas. Corte em pedacinhos a couve, o bacalhau e as batatas. Pique alguns dentes de alho e doure-os em azeite. Junte depois as couves, o bacalhau e as batatas. Retifique os temperos, mexa e deixe no fogo o tempo necessário para aquecer bem.

2)      Bacalhau com especiarias, ao molho de Alcaparrahas.

    Ingredientes:
. 1,5kg de bacalhau da Noruega (posta alta)
. 175g de cebola picada
. 6 dentes de alho picado
. 750g de couve-portuguesa
. 250g de cenouras em palitos
. 250g de nabo em palitos
. 1 colher de sopa de manteiga
. 125 ml de azeite extravirgem
. 100 g de alcaparras
. Sal marinho (a gosto)
. Pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
. Noz-moscada (a gosto)
  Modo de preparo: Escalde o bacalhau (já demolhado) com água quente. Escorra e separe-o em lascas. Refogue em azeite a cebola picada, o alho picado e as especiarias. Descasque os legumes; escalde-os separadamente. Coloque os legumes escaldados junto à cebola, ao alho e às especiarias refogadas. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Acrescente as lascas de bacalhau, um pouco de azeite e deixe em fogo brando por 5 a 10 minutos. Reserve.

Em outra vasilha refogue as alcaparras na manteiga por 1 a 2 minutos e, em seguida, repasse todo o este conteúdo dispondo-o por sobre os legumes e o bacalhau. Sirva ainda quente.

3) Bacalhau com Palmito

    Ingredientes:
. 3 postas de bacalhau
. 1kg de batata
. Óleo para fritar
. 2 cebolas
. 3 colheres (sopa) de azeite
. 2 dentes de alho
. 1 raminho de salsa
. 1 lata de palmito
. Sal picada (a gosto)
. Pimenta (a gosto)
Modo de preparo: Cozinhe o bacalhau durante 5 minutos em água fervente e deixe esfriar. Retire a pele e as espinhas e desfie-o. Corte a batata no formato de batata palha, frite e reserve. Descasque e corte a cebola em rodelas, refogando-a no azeite juntamente com o alho picado. Acrescente o bacalhau desfiado e mexa bem. Junte as batatas fritas e tempere com sal, pimenta e salsa. Decore com rodelas de palmito e sirva.

4) Bacalhau à portuguesa

    Ingredientes:
. 1kg de bacalhau
. 500g de batata
. 250g de pimentões: verde, vermelho e amarelo
. 6 cebolinhas picles
. 200g de cebolas picadas
. Azeitonas pretas a gosto
. Azeite a gosto
  Modo de preparo: Coloque o bacalhau em uma panela de barro e acrescente as batatas pré-cozidas, os pimentões, a cebolinha picles, as cebolas picadas, as azeitonas e regue com azeite. Deixe cozinhar por 40 minutos em média.

5) Bacalhau com Champignon na manteiga:

    Ingredientes:
. 600g de bacalhau fresco em filés
. 600g de batata cozida em rodela
. 2 pimentões vermelho em rodelas
. 2 pimentões verde em rodelas
. 100 g de Champignon
. 1 colher de sopa ou sobremesa de manteiga

. 1 xícara (chá) de azeite
. Pimenta-do-reino branca (a gosto)
. Sal (a gosto)

. 2 a 3 dentes de Alho fatiado
  Modo de preparo: Deixe o bacalhau de molho para dessalgar. Limpe, tire a pele e as espinhas. Reserve.

Cozinhe as batatas após descasca-las. Reserve. Limpe os pimentões, pique-os e coloque-os para assar por 1 hora (em média). Reserve. Coloque o bacalhau e as batatas na frigideira com azeite e deixe corar; tempere com pimenta-do-reino e sal. Reserve.

Em uma frigideira a parte, refogue o champignon e o alho na manteiga por 1 a 2 minutos apenas.

Em uma travessa disponha o bacalhau, as batatas e os pimentões em camadas, regando com um pouco de azeite e, por último, acrescente o champignon e o alho na manteiga.

6) Bacalhau à lagareiro

   Ingredientes:
. 2 postas de lombo de bacalhau dessalgado
. 12 batatas tipo calabresa
. 1 pimentão vermelho
. 1 pimentão amarelo
. 2 cebolas
. 10 ramos de brócolis
. 10 azeitonas pretas
. 6 colheres (sopa) de azeite
. 3 dentes de alho
. Água

Modo de preparo: Frite as postas de bacalhau em uma chapa ou frigideira, deixando cada lado ‘fritar’ por 2 ou 3 minutos antes de virar, totalizando 40 minutos. Reserve. Corte os pimentões ‘à Juliana’ e as cebolas ao meio, retirando camada por camada e tomando cuidado para não desmanchar. Refogue os pimentões e a cebola com alho e duas colheres de sopa de azeite.

Em outra panela, refogue o brócolis em duas colheres de sopa de azeite e acrescente um pouco de água, apenas para refogar, sem deixar cozinhar. Reserve.

  Cozinhe as batatas com casca, por até 10 minutos. Escorra e frite por até de 5 minutos, deixando-as dourar. Após, retirar do fogo, amasse levemente as batatas com a ajuda de uma concha. Em uma panela, monte o bacalhau, os legumes e as batatas. Regue tudo com duas colheres de sopa de azeite, tampe e leve ao fogo brando por 15 a 20 minutos. Depois, acrescente as azeitonas pretas para finalizar e sirva ainda quente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *