Conhecendo um pouco mais sobre os Florais de Bach

O sistema Floral de Bach apresenta uma classificação ‘sine qua non’ das essências que o compõem. Segundo especialistas no assunto, as 38 Essências Florais de Bach podem ser ‘classificadas’ de duas formas distintas:

1ª) Os Sete Grupos: o Dr. Bach criou 38 remédios florais e os dividiu em sete grupos:

  1. Para o medo
  2. Para a indecisão
  3. Para a falta de interesse pelas circunstâncias atuais
  4. Para a Solidão
  5. Para o excesso de sensibilidade a influências e opiniões
  6. Para o desalento ou desespero
  7. Para a preocupação excessiva com o bem estar dos outros.

2ª) A Classificação por Hierarquia: A hierarquia dos florais.

Segundo esta classificação, coloca-se em primeiro lugar os doze primeiros florais descobertos pelo Dr. Bach, que os chamou de “doze curadores ou as doze personalidades”, por ter encontrado neles as personalidades básicas do ser humano. São eles:

As doze personalidades: Essências:

Mimulus, Clematis, Impatiens, Gentian, Agrimony, Vervain, Cerato, Scleranthus, Rock Rose, Centaury, Water Violet e Chicory.

Tem-se baixo citadas as outras duas hierarquias que compõem esta classificação:

 Os sete auxiliares: Essências:

Olive, Vine, Wild Oat, Rock Water, Gorse, Heather e Oak.

 Os assistentes (ou complementares): Essências:

Aspen, Beech, Hornbean, Pine, Star of Bethlehem, Walnut, Cherry Plum, Chestnut Bud, Holly, Larch, Sweet Chestnut, White Chestnut, Crab Apple, Elm, Honeysuckle, Red Chestnut, Willow e Wild Rose.

Para ilustrar, discorro aqui um pouco sobre a Essência Floral de ‘ação complementar’ Crab Apple. Esta essência atua complementando o tratamento através de um efeito depurador visto sua extensa capacidade de ajudar no movimento ou processo de ‘limpeza’ da mente e/ou do corpo daquilo que lhes desagrada e que o impregna de desespero e desgosto.

Crab Apple é irrefutável em sua capacidade de estimular o retorno ao nosso ‘senso de proporção’.

Por sua característica depurativa, esta essência pode ser indicada tanto para uso interno como para uso externo, seja na forma de loção, compressa ou, no banho normal.

Apesar de estar aqui apresentando mais informações a respeito deste fantástico Sistema Floral, cabe informar que estes dados não são suficientes para que um indivíduo não versado no tema ‘Terapia Floral’ tenha condições de ‘adequadamente’ prescrever floral para um outro indivíduo.

É necessário conhecer em profundidade cada essência, os possíveis efeitos e estímulos que ela é capaz de promover e, principalmente, realizar uma anamnese apropriada do indivíduo, isto é, analisar os dados e características específicas do paciente que fará uso do floral, para que este seja corretamente orientado e tratado.

Por Mônica de Castro Barbosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *