Higienização de Vegetais Folhosos: novas premissas e considerações a respeito!

No que diz respeito ao pré-preparo dos alimentos aqui nominados Vegetais Folhosos, muitas considerações foram feitas no que tange às etapas de Higienização e Sanitização destes alimentos.

Segundo nossas pesquisas, na atualidade, os recursos a serem usados/considerados na realização da higienização de um Vegetal Folhoso são de fácil acesso à maioria das pessoas, o que classifica tal prática como extremamente simples e de fácil aplicabilidade, não só pelos recursos usados em tal etapa, mas também pelo baixo custo e efetividade temporal para executá-la.

Assim dizemos nós que higienizar um Vegetal Folhoso na atualidade é muito mais simples e totalmente acessível a grande parte da população, visto que necessitamos apenas de dois itens a compor a prática efetiva de tal procedimento de higienização, cito:

1) Água filtrada;

2) Água mineral.

Com as mudanças já ocorridas na esfera planetária, a água filtrada atualmente apresenta composição química diferenciada o que a torna eficaz na função bactericida1.

Assim, para realizar o processo de higienização dos Vegetais Folhosos basta que se execute as duas etapas sequenciais abaixo descritas.

1º) Lave tal vegetal primeiramente usando apenas água filtrada, de forma abundante. Cuide para que cada folha do vegetal em questão seja devidamente higienizada, sem que possa após tal procedimento, apresentar terra, pequenos insetos ou sujidades de outra natureza.

2º) Em seguida, enxágue cuidadosamente cada folha com água mineral. Deixe escorrer o excesso de água e o vegetal estará pronto para consumo, caso venha a ser usado cru, ou, a partir da execução de tal etapa, pode-se proceder ao preparo na forma cozida ou refogada.

Aproveitando o tema em discussão, cito Vegetais Folhosos, citamos que depois de decorrido três dias da retirada do solo de qualquer dos Vegetais classificado neste grupo, cito: Acelga, Agrião, Alface, Almeirão, Bertalha, Brócolis, Couve, Espinafre, Folha de Cenoura, Repolho, Rúcula, Taioba, Mostarda, Saião, tais vegetais já perderam em essência sua capacidade nutritiva vibracional, embora no aspecto funcional (em termos dos nutrientes ali presentes) ainda apresente alguma efetividade.

Nota: 1. Bactericida: que destrói as bactérias.

Por Mônica de Castro Barbosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *